Ser feliz

Os relacionamentos afetivos, o qual inclui o casamento, englobam, ou deveriam englobar: amor, relacionamento sexual, respeito, companheirismo, amizade, comunhão, afetividade, afinidades, compreensão, escutar o outro, entre outras características. Sem barganha, sem medo. É uma construção.
Os relacionamentos, necessariamente, precisam ter amor, caso contrário tornam-se horríveis. Como já dissemos, relacionamento sem amor é um sofrimento e a tendência e virar um tédio, uma rotina, hábito, sem motivação ou inovação e isso aos poucos vai destruindo a relação do casal e também a vida das pessoas envolvidas.
Quando dois seres se amam tudo é compartilhado: os problemas, as alegrias, as ansiedades, a vida como um todo, mantendo a individualidade de cada um. Quando há amor os problemas se tornam simples. Não existe a relação de direitos e deveres. O amor não é um dever. Quando há amor a palavra dever desaparece.
Mas, mesmo assim, muitas vezes, sem amor nos relacionamos e sem amor até nos casamos. Amor é muito mais que um ato sexual. Sem amor a vida não tem significado e nossa existência é triste.
A VIDA É VIVER em: abundância, plenitude, prazer, felicidade. A vida também é morrer por coisas que não vale a pena, lembranças ruins. É tirar a “casaco pesado” de sentimentos ou sensações negativas que, muitas vezes, nos acompanha, perdoando e tocando em frente. É esvaziar o balde que está cheio para abrir espaço. É deixar o velho para trás. E permitir-se mudança. Viver é sentir-se leve, jovem, independentemente da idade que tiver.
É fundamental ter paixão em viver. Para entender algo precisamos de paixão, de atenção completa. A paixão que estamos falando não é somente um sentimento ou emoção, mas um estado de ser pleno, profundo. Paixão em todos os aspectos e áreas de nossa vida e não somente por alguém ou sexual.
A paixão é intensidade. É chama. É enxergar a beleza em tudo: no sol, na lua, nas estrelas, nas pedras, nas águas, nas árvores, nos animais, nos seres humanos, desde as coisas mais simples, aparentemente, até as mais complexa.
A vida sem paixão se torna vazia, oca, sem sentido. Uma pessoa apaixonada é buscadora, observadora, questionadora, inovadora, abre caminhos.
Viver é ter paixão sem causa. É trazer o ímpeto de viver em tudo o que faz. É ser intenso. É ser sensível. É ser feliz. É se amar.
Amar é estar apaixonada (o).