Adversidades e Crescimento

Todos nós buscamos ser felizes e realizados em todas as áreas de nossa vida. Essa é uma busca natural do ser humano. Mas, podemos levar toda uma vida procurando sem encontrar e chegarmos aos estágios finais de nossas vidas desapontados, tristes, porque não conseguimos alcançar as metas que nos propusemos de coração.
Nossa vida cotidiana tem um ritmo onde vitórias e derrotas estão presentes. Nem tudo são flores o tempo todo. Quando estamos na fase de sucesso é tranquilo viver, pois a maré está a favor. Mas, quando surgem as adversidades, as derrotas temporárias, o fracasso você é forçado a mudar seus hábitos e pensar estratégias para sair dessas dificuldades que já adentrarem na sua vida.
Nesses momentos de emergência como: perder um emprego, finalizar um relacionamento, o divórcio, acidentes, problemas familiares sérios, falecimento de alguém querido (a) etc. são situações que surgem para você ter aprendizado e dar mais um passo à frente.
Se você pensar com exatidão, persistência e muita coragem descobrirá seus próprios erros e aprenderá com eles. E o que você está chamando de fracasso, na verdade, nada mais é que um sinal, um alerta, um sino tocando, para você acordar e fazer algo novo, elaborar um novo plano, redirecionar a rota da sua vida para alcançar as metas que você se propôs de coração.
“O fracasso é um estado de espírito” que somente você pode mudar, porque é resultado das limitações que você impõe a si mesmo em sua própria mente. A natureza é perfeita e ela não força as pessoas a fracassarem, mas se você aceita essa situação, com pensamentos e sentimentos negativos e fracassados e impossível sair disso.
Portanto, em situações mais adversas, de estagnação, que você está se sentindo triste, perdido (a), sem rumo (a) e meio “fora de órbita”, independente do real motivo de como você chegou a isso, é uma chance de crescimento incrível. Os momentos de emergências chegam e são necessários, para mudar algo que não está bem e que você não estava conseguindo enxergar.
As derrotas temporárias e o fracasso trazem consigo a semente de uma nova oportunidade. Eles são aliados em nossas vidas. Se ao estar em uma situação dessa você der prosseguimento, se cuidando, buscando ajuda quando for necessário, pensa, repensa, observa as oportunidades e tem o impulso de começar a fazer, o máximo, em seu novo plano com certeza você será vitoriosa, porque o sucesso está, normalmente, a um passo muito perto do momento em que se as pessoas desistem de lutar.
Por outro lado, parar de tentar ficar estagnado, porque você não se sente com forças de continuar é neste momento que o seu opositor - pode ser familiar, chefe, namorado, marido, independente de quem seja assume o poder sobre você. Esse opositor que você poderia chamar de “inimigo” - naquele momento e situação está se comportando como um inimigo - pode levar você a chegar a uma situação de submissão e da sua própria escravidão. Nessas situações que você chega nas suas próprias profundezas e você terá que usar de suas forças internas, pensamentos, sentimentos, ajuda externa e sua determinação para quebrar esse ciclo.
Olhando por este lado, as derrotas temporárias e o fracasso são um grande aliado, quase uma “benção” disfarçada. É como um tsunami, pois nada fica no lugar, quebra um ritmo, um padrão de vida ou comportamento seu que não serve mais, “deu o tempo de validade dele e nesse movimento todo você se liberta para um novo começo.
Parece absurdo sair de situações que se está “atolado até o pescoço” no medo, na tristeza, na culpa, na raiva é ainda falar que é uma benção, mas lá na frente, você tendo coragem e força de vontade de gerar energia e movimento para sair dessa situação, pensando estratégias e se motivando para executar um novo plano em sua vida, você dará risada da situação e terá a certeza que essas pequenas adversidades foram as mais enriquecedoras e lucrativas de toda a sua vida, porque Você tem luz própria e nasceu para brilhar!
Ivany Pereira